Zambra








ZAMBRA
A palavra “Zambra” vem do árabe “Samra” nome que designava as festas mouriscas na península hispânica caracterizadas por muita alegria. Samra também significa morena...
O termo Zambra significa "morena" em árabe. Este termo refere-se a  um estilo de dança onde há uma fusão de movimentos de dança do ventre, dança cigana e dança flamenca. Esta fusão deve-se a mistura de manifestações culturais anteriores ao surgimento do Flamenco que são:

Tartésicos - Habitantes do sul da Espanha, descendentes das dinastias egípcias que viviam à margem do Nilo e que migraram para a Europa. 

Árabes - Povo que durante o século VII invadiu a Espanha, mais precisamente a região da “Andaluzia” que a partir de então passou a ser ocupada por dois povos árabes de diferentes regiões e culturas, os que procediam da Ásia, da região de Damasco ( Turcos – originalmente Mongóis ) e os Bérberes ( conhecidos também por Mouros ) provenientes do norte da África.
Ambos introduziram seus Costumes, sua música e sua dança ao povo andaluz. A dança  flamenca possui muitas influências árabes, desde os movimentos da dança, a maneira de cantar e até os instrumentos utilizados. 

Ciganos egípcios e indianos - Que mais tarde em 1447 se estabeleceram na região andaluz trazendo consigo suas tradições e costumes.
Apresentações de Zambra são uma mistura de coreografia e improvisação. As danças de grupo e em duo são habitualmente coreografadas, enquanto as apresentações solo são improvisadas e variam de acordo com o estilo, personalidade  de cada bailarina.

Zambra é uma dança em que se pode mostrar criatividade e emoção porque é uma dança livre onde podemos mostrar belos trabalhos de saias e deslocamentos da dança cigana, movimentos tremidos, ondulatórios e sinuosos da dança do ventre, e movimentos de mãos, braços e giros da dança flamenca.
A criação do figurino também é livre e à escolha de cada bailarina, podendo utilizar-se de acessórios dos três estilos de dança, desde que utilizados com “bom senso” para não sobrecarregar a imagem. 





TEXTO: Janahina Borges












Horário de aula


Consulte através do email:
janahinaborges@gmail.com




























Pelotas/RS  Brasil
Tel.:(53)8109.0869 
Horário comercial